expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Cartas & Decks

AQUI ESTARÃO AS POSTAGENS DAS SEMANAS SOBRE CARTAS E DECKS



4.ª Postagem Semanal: Special Summon Parte 1



       Olá galera, mais uma postagem legal para vocês. Hoje falaremos sobre Special Summon. Então, o que é Special Summon? Bem, antes de responder, devemos explicar algo muito importante chamado Normal Summon. Normal Summon é um tipo de Summon que sempre podemos fazer nos nossos turnos, ela possui algumas regras peculiares como: só se pode fazer uma Normal Summon por turno, exceto quando se usa algum efeito que aumente o número de Normal Summons como Double Summon. Outra regra importante é que existe um custo para esse tipo de invocação (Normal Summon), com exceção de alguns casos. Geralmente, Monstros de Nível 4 ou menos, exceto se for especificado na carta, pode-se fazer a Normal Summon sem custo, Monstros de Nível 5 e 6 deve-se Tributar um Monstro do Campo, ou seja, enviar um Monstro para o Graveyard. Nos casos em que os Monstros tiverem Nível 7 ou maior, deve-se Tributar dois Monstros no Campo.

       Portanto o que é Special Summon? É qualquer Summon que não seja Normal Summon. Geralmente ela é feita por efeitos de carta ou está especificado na carta. As Special Summons são divididas em duas partes: uma são as Special Summon invocadas por efeitos de Cartas, sejam MonstrosSpells e Traps e outras são as Special Summons inerentes. Meu foco agora é falar sobre Special Summon por Efeitos. Como já disse, as Special summons por efeitos são baseadas em Efeitos de cartas, ou seja, elas ativam gerando uma "Chain". Uma "Chain", pra quem não sabe, é uma sequência de efeitos de cartas ativadas uma após a outra, portanto, elas podem ser paradas por cartas que negam efeitos de cartas como Solemn Strike, Skill Drain ou Vanity's Emptiness ou ainda qualquer carta que Negue Efeitos.  Além do mais, seu oponente ou você pode ativar alguma carta em resposta à carta que você ativou para fazer sua Special Summon. Vejamos alguns exemplos de cartas legais para fazer nossa querida Special Summon por efeito:


Call of the Haunted



       Effect: Ative esta carta escolhendo um monstro em seu cemitério; Invoque o alvo por Invocação Especial (Special Summon) em posição de ataque. Quando esta carta deixar o campo, destrua o alvo. Quando o alvo for destruído, destrua esta carta.


Battle Fader



       Effect: Quando um monstro do oponente declarar um ataque direto: você pode invocar esta carta por Invocação Especial (Special Summon) da sua mão e, depois, encerrar a Fase de Batalha. Se invocado desta forma, bana-o quando ele deixar o campo.


Giant Rat



       Effect: Quando esta carta for destruída em batalha e enviada para o cemitério: você pode invocar por Invocação Especial (Special Summon) 1 monstro Earth com 1500 ou menos de ATK do seu Deck, em posição de ataque.


Kagetokage



       Effect: Não pode ser invocado por Invocação Normal/Baixado (Normal Summon/Set). Quando você invocar um Monstro de Nível 4 por Invocação Normal (Normal Summon): Você pode invocar esta carta da sua mão por Invocação Especial (Special Summon). Esta carta não pode ser usada como Monstro Material Synchro.


Monster Reborn



       Effect: Escolha 1 monstro do cemitério de qualquer duelista; Invoque-o por Invocação Especial (Special Summon).


       Ainda existem dois tipos de Special Summons que são usadas frequentemente por Efeitos de cartas. Uma é a Fusion Summon e a outra é a Ritual Summon. Porém, eu não vou falar sobre elas duas neste momento, deixarei para falar sobre as mesmas em futuras postagens.

       Quem quiser conferir novamente sobre esta postagem, posteriormente ela estará na Sessão Cartas e Decks. Reforço, ainda, que quem não pertence à Academia de Duelos, venha fazer parte. Para isso, é só deixar seus dados na guia Inscreva-se que entraremos em contato ou venha na Academia e faça um Teste de Admissão com algum professor.


Postado por Master of Swords.


3.ª Postagem Semanal: Graveyard



       Olá galera! Mais uma vez vim fazer mais uma postagem quentinha para vocês! Hoje o tópico que vou discutir é sobre Graveyard.  Por que o Graveyard é tão importante nos nosso duelos? Bem, primeiro devemos notar que o Graveyard é o destino mais natural de uma carta que é destruída. Uma pergunta bem óbvia seria: Será que podemos usar estratégias envolvendo o Graveyard? A resposta é sim e darei bons exemplos de algumas cartas. Dentre elas podemos citar:


Card Trooper




              Com relação à essa carta, tenho boas impressões sobre ela. Por quê? O efeito dessa carta é mandar 3 cartas para o cemitério e ele ganha 500 pontos de ataque para cada carta enviada, além de quando é destruída, o controlador dela faz DRAW de  uma carta (ótimo efeito). Inicialmente um jogador inexperiente acha que é um efeito ruim, porém o efeito dela pode ser bem aproveitado pra mandar determinadas cartas do deck que ativem efeitos no cemitério. Logo citarei algumas cartas para vocês terem ideia.


Daigusto Emeral




       Só tenho algo a dizer sobre ela: Uma excelente carta. Por quê? Para aqueles que não sabem o efeito dessa carta, é simplesmente devolver 3 monstros do cemitério para o deck e o jogador faz DRAW de uma carta. Muitas vezes o jogador gasta muitos recursos para fazer uma jogada e é nesse aspecto que Daigusto entra. Ele por ser um XYZ Rank 4 genérico, facilmente entra no campo, recicla suas cartas perdidas e ainda lhe dá uma Draw. Esse tipo de estratégia de reciclar as cartas do cemitério pode não parecer ser útil, porém ele faz com que seu deck tenha uma certa rotatividade, de forma que você mantenha seus recursos. 


Elder Entity Norden




       Uma carta incrível! Quando ele é invocado, ele faz uma invocação especial de um mostro do cemitério. Entretanto, o efeito desse mostro é negado e os dois são destruídos. Como ja disse pode parecer ruim, no entanto, tendo dois monstros de nível 4, pode-se fazer um XYZ de rank 4. Ótima oportunidade por exemplo para invocar Daigusto Emeral. Infelizmente, essa carta é limitada apenas a uma dela por deck. Uma dica de trazer ele é usando Instant Fusion.  


Enemy Controller




       Uma ótima carta, porém, esquecida por muitos jogadores. Já foi usada em alguns decklists de Shaddol e Burning Abyss. basicamente o jogador tributa um monstro e toma o controle de um mostro do opoente do campo. Por exemplo: suponhamos que você tenha um Performage Trick Clown no campo e seu oponente tem um monstro de nivel 4, ativando Enemy Contrloller,  você manda Trick Çlown para o graveyard para tomar o controle do mostro de seu oponente. ativando o efeito do Trick Clown, você pode invocar ele mesmo ou qualquer outro monstr"Performage" do graveyard, então teremos dois monstros de nível 4. Ótima pedida para um XYZ Rank 4 não acham? Mas a ideia principal seria você mandar suas cartas chaves para o cemitério.


Foolish Burial




       Uma carta perfeita! Vocês não sabem o quanto à primeira vista pode-se fazer combos com ela e com Performage Trick Clown ou com Shaddoll Dragon ou com Eletromagentic Turtle ou Destiny Hero Malicious ou Mezuki ou ainda, simplesmente mandar um monstor do deck para o cemitério. Tanto que essa carta está limitada a uma pela banlist.


Soul Charge




       No meu ponto de vista, essa carta é uma das cartas mais aterrorizantes que já vi na minha vida! Konami por que você fez isso? Bem, essa carta permite invocar qualquer número de monstros do cemitério e no final, o jogador recebe 1000 de dano por cada carta invocada e não pode conduzir a sua fase de batalha no turno em que ativa essa carta, mas mesmo assim é uma carta de alto nível, mesmo por suas penalidades. Use-a sabiamente, pois pense nisso: você faz um campo do caramba, aí passa o turno e seu oponente usa uma Raigeki... Se isso acontecer, só resta chorar, me desculpe...


Dark World Dealings




       No meu ponto de vista, é uma carta mediana. Pode-se combar ela com Performage Trick Clown ou Elletromagentic Turtle ou Fiendish Rhino Warrior  ou Shaddol Dragon ou ainda, Destiny Hero Malicious. Explicando o efeito dela, cada jogador saca uma carta e após isso, descartam uma carta. 


Burial from a Differet Dimension




       O efeito dessa carta consiste em selecionar três monstros removidos do jogo e retorná-los para o cemitério. A ideia dessa carta é reciclar cartas que são removidas do jogo que ativam efeitos d o cemitério, tais como Mezuki ou Plasguespreader Zombie. Essa carta é tão boa que foi limitada a apenas uma por deck pela banlist da Konami.


       Para finalizar, essas são as cartas que citei acima, e os efeitos de cada uma serão explicados abaixo.Deixo como exercício para que o leitor relacione essas cartas com as cartas de cima.


Fiendish Rhino Warrior




       Quando essa carta é enviada para o cemitério, você pode mandar um monstro fiend para o cemitério.


Performge Trick Clown




       Quando essa carta é enviada para o cemitério, você pode fazer uma invocação especial dela ou de qualquer outro monstro "Performage" recebendo 1000 pontos de dano, além de tornar o ataque e defesa igual a zero daquele monstro.


Shaddol Dragon




       Quando essa carta é enviada para o cemitério pelo efeito de uma carta, destrua uma carta mágica ou armadilha do oponente.


Eletromagnetic Turtle 



       Você pode remover essa carta do cemitério para terminar a fase de batalha do seu oponente. Esse efeito você ativa na fase de batalhado seu oponente. Esse efeito só pode ser usado uma vez por duelo.


Destiny Hero Malicious




        O jogador pode remover essa carta do cemitério para fazer uma invocaçao especial de outro Destiny Hero Malicious do seu deck.


Mezuki



              O jogador pode remover essa carta do jogo para fazer uma invocação especial de um monstro zombie do seu cemitério.

        Portanto podemos concluir que podemos fazer incríveis jogadas envolvendo o cemitério, pois muitos decks hoje em dia abusam muito desse tipo de estratégia. Lembrando que o leitor não deve apenas ficar só focado nas cartas citadas, a ideia é que o leitor procure novas cartas que tenham a mesma lógica afim de poder criar suas estratégias de duelo.
       

       Quem quiser conferir novamente sobre esta postagem, posteriormente ela estará na Sessão Cartas e Decks. Reforço, ainda, que quem não pertence à Academia de Duelos, venha fazer parte. Para isso, é só deixar seus dados na guia Inscreva-se que entraremos em contato ou venha na Academia e faça um Teste de Admissão com algum professor.


Postado por Master of Swords.

2.ª Postagem Semanal: Search


       Hoje na nossa postagem, abordaremos algo que ajuda muito na construção de um deck: o SEARCHPara os leitores iniciantes o que é SEARCH? Search é um efeito que busca uma carta do deck, seja para o campo, para o cemitério ou para a mão. A grande maioria das cartas existentes buscam cartas do deck para a mão. O problema desse tipo de carta seria o mesmo das cartas de  DRAW: muitas vezes elas não são compatíveis com as estratégias do seu DECK. Essas cartas ainda são restritas a um conjunto de cartas ou possuem condições muito severas, e, portanto, acabam não sendo boas para o deck. Porém com muita procura e esforço, é possível achar a carta perfeita, dependendo da sua estratégia. Por que é importante abusar desse tipo de mecânica de jogo? O Search ele é importante pois permite ter as cartas chaves para o jogador ter sua condição de vitória sobre o oponente. Os melhores DECKS abusam absurdamente desse tipo de estratégia. Vamos à alguns exemplos:


Summoner Monk



       Summoner Monk tem um efeito bem interessante: o jogador descarta uma Carta Mágica e portanto faz uma Invocação Especial de um monstro de Nível 4 do Deck. É uma carta muito legal, tanto que é limitada a 2 atualmente. É uma carta ótima para poder fazer XYZ de Rank 4 como Number 39: Utopia. Porém a ideia principal dele é conseguir buscar um monstro de Nível 4 que seja a chave do seu Deck. Porém, lembre-se que o monstro invocado não pode atacar no turno.


Pot of Duality



       Pot of Duality é uma carta bem interessante para Decks que não fazem Invocação Especial como o Yosenjupois o jogador que ativar ela não pode fazer Invocação Especial no turno em que ativou essa carta. Num certo aspecto, isso é ruim para muitas estratégias, porque muitas vezes o jogo é feito basicamente de Invocações Especiais e isso faz que com o jogador que a use fique com o turno travado, porém, se seu Deck não precisar de Invocação Especial, então tudo bem.    


Reinforcement of the Army



       Bem o efeito dessa carta é muito interessante: ela adiciona um monstro Warrior do Deck de Nível 4 ou menos para a mão. Recomendo essa carta para qualquer Deck de Warrior, como Hero e Satellar. Mas observem, não e só esses Decks que podems usar ela, se seu deck tiver uma carta chave que é um monstro  Warrior de nível 4 ou menos, é válido. Pena que essa carta só pode ser usada a uma por causa da Banlist.


Mathematician



       É uma carta fantástica pena que só pode usar uma cópia dela devido a Banlist atual. A ideia dessa carta não é somente trazer um monstro de nível 4 ou menos por Cemiterio, mas sim abusar de monstros que ativam efeito no cemitério, tais como Shaddol Dragon e Mezuki por exemplo. Aliás, quando ele é destruído e enviado para o Cemitério o jogador ainda compra uma carta. Muito legal não acham?


Different Dimension Capsule

    
.
       De todas as cartas citadas essa carta é a mais genérica possível, pois traz qualquer carta que deseja pra mão. Entretanto, ela tem um defeito grave: Essa carta fica de face pra cima até a segunda Fase de Espera do jogador que ativá-la. Antes disso, o jogador remove a carta desejada do jogo de face para baixo, tempo suficiente para o oponente ter algo para destruir ela e a carta que deveria ser adicionada ficar removida de face para baixo até o fim do duelo.



       Uma coisa muito importante que deve ser ressaltada, é que em geral, cartas de Search são genéricas demais ou elas são carta ruins ou ainda, elas sempre levam Banlist. Muitas vezes essas carta ajudam muito em mecânicas de Decks que são naturalmente fortes e esses Decks ficam mais fortes ainda com cartas assim. É uma pena mas infelizmente é isso que acontece. Bem hoje em dia é importante seu deck ter cartas de procura e sempre opte por cartas que sejam buscáveis por esses meios para sua estratégia principal sempre ser acessível, bem é isso.



       Quem quiser conferir novamente sobre esta postagem, posteriormente ela estará na Sessão Cartas e Decks. Reforço, ainda, que quem não pertence à Academia de Duelos, venha fazer parte. Para isso, é só deixar seus dados na guia Inscreva-se que entraremos em contato ou venha na Academia e faça um Teste de Admissão com algum professor.


Postado por Master of Swords.

1.ª Postagem Semanal: Draw


        Olá galera, como prometido vou começar a fazer postagens na academia. Hoje vou falar de um assunto muito importante para a construção de um bom deck: Draw. Vamos nos perguntar: O que é Draw? Para os leitores iniciantes, Draw consiste do jogador adicionar cartas do topo do Deck para a mão. Uma regra muito importante no jogo é que todos os jogadores no início do seu turno fazem sua Draw. No início do seu turno, cada jogador puxa uma única carta do topo do seu Deck, essa parte do turno é chamada de DRAW PHASE, ok até ai. Pergunta: Será que podemos fazer isso além da  nossa Draw Phase? Ou será que podemos puxar mais cartas na Draw Phase? A resposta é SIM e existem várias cartas que ajudam nesse processo. Mas, por que é importante sacar cartas além da Draw Phase? Primeiro devemos notar que é importante termos as cartas chaves do Deck pra garantir nossas vitórias. Fazer Draws aumentam nossas chances de fazer nossas estratégias de maneira bem rápida, e, se possível, aumentar os recursos da Mão.
         O problema é  que muitas vezes  as cartas de Draw podem não ser compatíveis com seu Deck ou terem alguma penalidade que o jogador deve levar ou ainda, uma condição que deve ser feita. Algumas cartas ainda podem estar limitadas ou banidas pela Konami. Vamos aos exemplos:


Igknight Reload




        Bem, sobre essa carta ela basicamente faz com que o jogador escolha uma certa quantidade de Monstros Pendulum, embaralha no Deck e no final o jogador faz Draw de um número de cartas igual ao número de cartas embaralhadas mais um. Uma ótima carta para Monstros Pendulum. O grande problema dela, é que só seve para  decks de Mosntros Pendulum, fora a questão do jogador não poder fazer Draws por efeitos, ou seja, usando essa carta o jogador que usá-la não pode usar outros efeitos de Draw após usar essa carta, portanto, ela não é uma carta compatível com qualquer Deck e ainda existe uma penalidade e condição em usá-la.


Trade-in



 
       Não tenho muito o que falar sobre ela, uma ótima carta para Decks de Monstros de Level 8. Descarta um Monstro de Level 8 e o jogador faz Draw de duas cartas do Deck, ou seja, ela tem uma condição mas não tem penalidades.


 Destructive Draw


  
       
       Essa carta não é das melhores, pois sinceramente falando, primeiro o jogador não pode ter cartas na mão para poder fazer mais uma Draw na Draw Phase e ainda leva 700 de Dano em cada turno, isso sem falar que se ela for removida do campo o jogador que controlar ela leva 3000 de Dano, ruim não?


Chicken Game



 
       Galera, essa carta é incrível! Primeiro ela não tem restrições ou penalidades, é uma carta altamente forte, tanto que foi banida nessa última banlist pelo fato de ajudar Decks de FTK como o Ikgnight Beatrice FTK e o Monarch FTK. Pra quem não sabe, o termo FTK é um combo em que o jogador  que usa, ganha do oponente no primeiro turno. só pra vocês terem uma ideia, usar essa carta com três Terraforming e três Pseudo Space faz dessa carta incrível! Se essa carta for liberada a três, aprovo plenamente o uso dela caso você use algum Field Spell. O efeito principal dela consiste em pagar 1000 pontos de vida pra fazer Draw de uma Carta, legal não? Ela tem dois efeitos ruins, mas usando o combo descrito, facilmente contornamos isso. 


Destiny Draw



      
       Eis uma carta legal pra quem usa Destiny Hero. Para quem não conhece, Destiny Hero é um arquetipo usado por Asther Phoenix e essa carta consiste basicamente em descartar um Destiny Hero e fazer Draw de duas cartas. Com Destiny Hero Malicious, essa carta faz milagres. Ela foi limitada a muito tempo, mas agora podemos usar três dela. Ela não tem compatibildade, mas não tem penalidades.


Card of Demise



       
       O efeito dessa carta consiste no jogador fazer Draw até ter 3 cartas na mão. Essa carta  não tem uma condição a ser respeitada, porém ela tem sérias penalidades, como não poder fazer Special Summon, seu oponente não leva Dano de Batalha além de descartar sua mão toda na End Phase no turno em que você ativou esta carta. Difícil não?


Pot of Cupidity



       
       O uso dessa carta é bem polêmico, pois ela remove 10 cartas do topo seu Deck viradas para baixo para fazer Draw de duas cartas. Porém, se seu Deck tem um forte Poder de Busca para ter suas cartas chaves para Mão e finalizar seu oponente rapidamente, é uma ótima carta pra fazer rapidamente seu combos.

       Então concluímos que muitas cartas de Draw tem condições e penalidades a serem obdecidas. Como contornar isso? A ideia em geral é se seu Deck consegue não ser afetado pela penalidade ou satisfazer a condição de forma que não prejudique a sua estratégia. Por exemplo, um Deck de Blue-Eyes tem muitos monstros de Level 8,  portanto, Trade-in é uma ótima carta. No caso da Destiny Draw, bastaria colocar um Destiny Hero Malicious junto com Elemental Hero Shadow Mist mais Foolish Burial junto com outras cartas que mandem Elemental Hero Shadow Mist pro Cemitério. No caso da Card of Demise, bastaria  ter um Deck que não faça Special Summon e tenha muitas  cartas Mágicas e Armadilhas. Ela é bem contornada no deck Yosenju e no Counter Fairy. Para finalizar, quando vocês forem montar um Deck, pense em como você lida com esses problemas de restrições e compatibilidades com seus Decks.

       Quem quiser conferir novamente sobre esta postagem, posteriormente ela estará na Sessão Cartas e Decks. Reforço, ainda, que quem não pertence à Academia de Duelos, venha fazer parte. Para isso, é só deixar seus dados na guia Inscreva-se que entraremos em contato ou venha na Academia e faça um teste de admissão com algum professor.


Postado por Master of Swords.

Nenhum comentário:

Postar um comentário